quinta-feira, 3 de setembro de 2009

V ENCONTRO - OFICINA 6 DA UNIDADE 12 DO TP3


O nosso quinto encontro teve início com a leitura de um texto intitulado "Você valoriza seu trabalho?" de Simone Castilho, o qual nos proporcionou uma reflexão sobre a valorização da nossa profissão. Acredito que esse texto nos possibilitou enxergar o nosso ofício, não como algo massacrante, sofrido ou até mesmo como um fardo, mas como algo prazeroso . Em seguida os cursistas expuseram algumas dúvidas acerca do portfólio. As quais procurei esclarecer da melhor forma possível e mais uma vez os lembrei de como essa nova perspectiva de avaliação é autônoma e, que além de tudo é uma forma de encorajar a reflexão e até mesmo a uma auto-avaliação.

Demos seguimento as atividades socializando as opiniões sobre os estudos realizados nas unidades 11 e 12 do TP3 . Para esse momento da oficina fizemos uma roda de conversa onde todos os professores socializaram os resultados dos seus estudos feitos.

Posteriormente apresentaram os relatos das experiências vivenciadas com a aplicação do Avançando na Prática da pág. 172 do TP3 e quais foram as facilidades e dificuldades encontradas com a atividade escolhida por eles.Muitos, mais uma vez, relataram a falta de material de apoio nas escolas em que trabalham.Seguindo a sugestão da oficina 6 da unidade 12 do TP3 os professores formaram grupos para a leitura do texto de Jô Soares e formularam argumentos, uma parte do grupo, que justificava que se tratava de um exercício de redação escolar e a outra parte do grupo enumerou argumentos que mostrava não se tratar de um exercício escolar. Após o estudo todos voltaram para o grande grupo e sintetizaram as impressões que a leitura do texto os causou e a análise do mesmo.
Finalizamos o encontro com um exercício extra sobre gêneros e tipologias textuais e também com uma auto-avaliação. Não esquecendo dos encaminhamentos de leitura das unidades 13 e 14 do TP4.