segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

AVALIAÇÃO DO ÚLTIMO ENCONTRO

RELATOS DOS ENCONTROS XIX E XX


O nosso décimo nono e também vigésimo encontro aconteceram dia 11 de dezembro. O objetivo principal da oficina 2 do Tp1 foi "Rever e sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua(incluindo a intertextualidade). Para darmos início ao nosso encontro trabalhamos a dinâmica "Cheiros e lembranças", percebemos que os cheiros produziram um aumento da nossa atenção, da energia, da memória e da criatividade. Estimulando o nosso olfato ativando circuitos do cérebro, essa atividade serviu para aumentar a flexibilidade mental de cada um de nós. Em seguida como é de costume, exibimos um slide para deixarmos o ambiente ainda mais agradável ao bom andamento da nossa oficina. Após esse primeiro momento, os cursistas trocaram as experiências de costume com os relatos do "Avançando na Prática", encaminhado no encontro anteriore desenvolvido com os alunos dos professores cursistas. Dando seguimento, começamos as discussões sobre o conteúdo tratado nas unidades 3 e 4 do Tp 1, onde os cursistas puderam tecer comentários e também tirar dúvidas. Após esse momento os professores formaram grupos e elaboraram um plano de uma atividade de leitura do texto "A língua(o mesmo se encontra da pág. 172 do Tp em estudo), relacionando-o com o assunto da unidade já estudada. Em seguida o grupo produziu um texto e o leu para o grupão. Para enriquecer ainda mais esse momento assistimos o vídeo Monte Castelo, e também o Hino Nacional patrocinado, todos dois abordando a questão da intertextualidade. Finalizamos esse Tp e saímos para o almoço.
Retornamos às 14:00 h como havíamos combinado e iniciamos o segundo momento do encontro com o estudo das unidades 5 e 6 do Tp 2, expus os slides dessas unidades e realizamos algumas atividades do AAA2, os cursistas apresentaram o resultado das atividades realizadas para o grande grupo e iniciamos a oficina 3 do Tp 2 a qual tinha como bjetivo aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de linguagem(leitura e produção de textos, e análise linguística). Usamos os textos contidos no próprio Tp para desenvolvermos a atividade de leitura e produção de textos. Foram formados dois grupos com três componentes cada um o grupo ter feito a leitura do texto escolhido, elegeram um fato linguístico para ser trabalhado com seus alunos em sala de aula. Fiquei muito feliz com o resultado dessa oficina,pois mesmo todos os professores estando muito cansados, devido a carga horária que estamos enfrentando para darmos conta do Programa, o resultado foi muito significativo e superou todas as nossas expectativas. Finalizamos com o encaminhamento dos dois últimos encontros, realização do Avançando na Prática pág. 115 do Tp 2 e também a avaliação dessa nossa atividade. Hoje ficamos sem lanche, pois a Secretaria de educação não o disponibilizou. Mas como professor é guerreiro, vamos em frente!!!!!!!!!

RELATO DOS ÚLTIMOS DOIS ENCONTROS DO GESTAR II



Os nossos dois últimos encontros ocorreram dia 14 de dezembro.O primeiro momento se deu na parte da manhã com a realização da 4ª oficina relacionada ao TP2. O objetivo principal da mesma foi "Rever e sistematizar as informações essenciais em torno da arte e da linguagem figurada e também desenvolver a leiturta e produção de textos dos cursistas."
Para darmos início a mesma fizemos a leitura de um slide "Todo dia existe Deus e Lição de professor", ambos serviram para deixar o ambiente agradável e e também nos fez lembrar que apesar de todas as dificuldades, tem um ser maior que nos ama incondicionalmente, acredito que o bom andamento dessa oficina também depende de como estamos nos sentido hoje. Após esse primeiro momento, os cursistas trocaram as experiências de costume com os relatos do "Avançando na Prática" do Tp 2, encaminhado no encontro anterior. Dando seguimento, começamos as discussões sobre o conteúdo tratado nas unidades 7 e 8 , onde os cursistas puderam fazer seus comentários como também tirar suas dúvidas. Após esse momento realizamos uma das atividades do AAA2 e combinamos de apresentar o resultado após o almoço.
Iniciamos o nosso segundo momento exatamente às 14:00 h, ainda bem que todos estão comprometidos com o horário, para assim conseguirmos realizar a pauta programada. Socializamos o resultado da atividade realizada antes de sairmos para o almoço e iniciamos a oficina organizando dois grupos com quatro componentes cada, cada grupo fez a interpretação da charge de Quino, trazida no Tp, todos responderam as perguntas da pág. 154 e apresentaram para o grupo maior as respostas às perguntas e outros pontos que os cursistas acharam importantes, também discutimos as diferenças de interpretação.Finalizando essa oficina todos produziram um bilhete dirigido ao patrão, comentando sua atitude e anexaram à um mural onde todos puderam ler e fazer seus comentários. Finalizamos o Programa em nosso município com muita luta e desempenho por parte de cada um de nós, acredito que os resultados que colhemos e que ainda vamos continuar a colher serão mais que significativos e que o GESTAR II nos proporcionou uma grande oportunidade de aperfeiçoar a nossa prática docente. Que venha o GESTAR II em Língua Portuguesa!!!!!!!!!!!!

PROFESSORES REALIZANDO A OFICINA 1 DO TP 1



PROFESSORES CRIANDO A ATIVIDADE EM TORNO DA CRÔNICA "A OUTRA SENHORA" , CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, E APRESENTANDO POSTERIORMENTE O RESULTADO PARA A TURMA.

RELATO DO XVII E XVIII ENCONTRO



O nosso décimo sétimo encontro aconteceu dia 07 de dezembro com a realização da oficina 14, unidade 24 do Tp6. O objetivo principal dessa oficina foi "Rever as questões principais da escrita e reescrita de textos, rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes como também planejar e desenvolver atividades de leitura literária.Para darmos início a mesma fizemos a dinâmica do coração, a qual nos proporcionou conhecer melhor o outro, foi ótima, pois nos possibilitou uma melhor visão de todos os cursistas que estiveram conosco durante a formação também exibimos um slide "13 conselhos para a vida" para deixarmos o ambiente agradável e propício ao bom andamento dessa oficina. Após esse primeiro momento, os cursistas trocaram as experiências de costume com os relatos do "Avançando na Prática", encaminhado no encontro anterior. Dando seguimento, começamos as discussões sobre o conteúdo tratado nas unidades 23 e 24, onde os cursistas puderam tecer comentários ,e também tirar dúvidas. Após as considerações a respeito dos coteúdos fiz um apanhado geral utilizando alguns slides para melhor expor o assunto.
Após esse momento daí sistematizamos tudo o que foi estudado cada cursista expôs as obras literárias trazidas por eles e que eles consideraram adequadas para a série com a qual eles trabalham. Em segida elaboraram atividades para serem trabalhadas em suas respectivas salas de aulas. O plano de aula elaborado por eles foi lido e a socialização foi muito interessante .Finalizamos esse momento e combinamos vim à tarde para o segundo momento.
Voltamos para o segundo momento às 14:00h e demos seguimento com estudo do Tp1 unidades 1 e 2 , nesse instante os professores teceram seus comentários e aproveitaram para expor suas dúvidas, tentando solucioná-las, exibi alguns slides voltados ao tema em estudo: Variantes linguísticas: dialetos e registros. Acredito que boa parte das dúvidas foram solucionadas e para dar fechamento a esse encontro, realizamos a avaliação da oficina e também do encontro, aprovetei e encaminhei o dever de casa: Avançando na Prática unidade 23 pág. do TP1.Assim finalizamos mais esse encontro com um lanche oferecido pela Secretaria de Educação da nossa cidade.