terça-feira, 8 de dezembro de 2009

RELATO DO XV e XVI ENCONTRO (OFICINA 11 DO TP6)


O nosso décimo quinto encontro aconteceu dia 01 de dezembro e nele decidimos intensificá-lo, uma vez que precisamos concluir o Programa antes do dia 17 e 18 de dezembro, uma vez que essa é a data para a avaliação final do Programa. Assim decidimos que os encontros ocorrerão durante a manhã e também durante a tarde. O objetivo principal da 11ª oficina relacionada ao TP6 foi "Identificar os diferentes tipos de argumentos e refletir sobre estratégias relacionadas ao planejamento e escrita de textos."
Para darmos início a mesma fizemos uma dinâmica e exibimos um slide para deixarmos o ambiente agradável e propício ao bom andamento dessa oficina. Após esse primeiro momento, os cursistas trocaram as experiências de costume com os relatos do "Avançando na Prática", encaminhado no encontro anterior. Dando seguimento, começamos as discussões sobre o conteúdo tratado nas unidades 21 e 22, onde os cursistas puderam tecer críticas e comentários ,mas também tirar dúvidas. Após as considerações a respeito dos coteúdos fiz um apanhado geral utilizando alguns slides para melhor expor o assunto.
Após esse momento fizemos uma atividade do AAA6 sobre produção textual e a partir daí sistematizamos tudo o que foi estudado desenvolvendo uma crônica a partir de um trecho do texto de Moacyr Scliar, Espírito Carnavalesco, publicado em "O imaginário cotidiano".pág. 219 do TP6.Como estava proposto nesse TP Os cursistas, em grupo, desenvolveram o fechamento do texto enquanto um dos colegas anotou todos os elementos de planejamento e revisão que ocorreram durante a escrita. O texto foi lido e o colega apresentou as anotações sobre os procedimentos e tomadas de decisões produzidos durante a escrita do texto e para finalizar fizeram um planejamento sobre a utilização desse texto em sala de aula.Demos uma paradinha para o almoço, afinal ninguém é de ferro! E combinamos vim à tarde para o segundo momento e XVI encontro.
Voltamos para o segundo momento às 14:00h e demos seguimento ao Programa com o estudo das unidades 23 e 24 do mesmo Tp , nesse instante os professores teceram seus comentário e aproveitaram para expor suas dúvidas, tentando solucioná-las, exibi alguns slides voltados ao tema em estudo: Literatura na escola e as boas formas de explorá-la em sala de aula. Acredito que boa parte das dúvidas foram solucionadas e para dar fechamento a esse encontro, realizamos a avaliação da oficina e também do encontro, aprovetei e encaminhei o dever de casa: Avançando na Prática unidade 24 pág. do TP6.Assim finalizamos mais esse encontro com um lanche oferecido pela Secretaria de Educação da nossa cidade.

RELATO DO XIV ENCONTRO

A nossa décima quarta reunião ocorreu dia 26 de novembro e iniciou com a visualização e leitura de um slide intitulado "O furo no barco" o qual foi mais que propício para o nosso momento, como sempre, todos cursistas compartilharam algo sobre e slide apresentado.Em seguida apresentaram o resultado dos seus estudos sobre as unidades 21 e 22 do TP6 e demos seguimento trabalhando mais a fundo essas unidades e esclarecendo as dúvidas que iam surgindo sobre produção textual: planejamento e escrita , vale salientar que nessas unidades desse Tp,os temas em questão foram muito bem abordados .Demos seguimento aos trabalhos socializando as opiniões sobre os estudos realizados sobre essas unidades durante a semana. Todos os professores falaram e mostraram o resultado dos seus estudos, socializando assim, seus conhecimentos e opiniões sobre os assuntos. Após esse momento, proveitei e encaminhei a atividade para casa: Avançando na Prática do Tp6 pág. 23 .Finalizamos mais esse encontro com a valiação do mesmo e um lanche oferecido pela secretaria de Educação..

RELATO DO XIII (OFICINA 10 DO TP5)


A nossa décima terceira reunião ocorreu dia 19 de novembro e iniciou com a visualização e leitura de um slide intitulado: "Não reclame a toa", o qual foi mais que propício para esse nosso momento, como estamos chegando na reta final do nosso Programa e consequentemente o trabalho aumentou bastante, uma vez que os cursistas estão correndo contra o tempo para aprontar o portfólio , direcionar e aplicar os seus projetos,assim sempre aparece um ou outro reclamando e compartilhando às suas angústias,e esse slide nos deu um verdadeiro "puxão de orelha", todos cursistas compartilharam algo sobre o texto apresentado , foi muito prazeroso esse momento.Em seguida socializamos o resultado do Avançando na Prática ,os professores falaram e mostraram alguns dos trabalhos realizados em sala de aula com seus alunos, por sinal todos muito bons. Após esse momento, iniciamos a oficina 10 do TP5, onde os professores cursistas formaram grupos de três componentes e produziram um texto fazendo uso de linguagem verbal e não verbal, ao final cada grupo fez a apresentação de seu texto para a classe e todos foram convidados a dar suas opiniões sobre a construção de significações e seus efeitos no poder de convencimento atingido. A apresentação surpreendeu a todos nós, pois ficou muito criativo todos os textos e a apresentação também foi bastante significativa. Finalizamos com um lanchinho e o dever de casa: ler as unidades 21 e 22 do TP6. Até o próximo encontro!!!!!!!!