terça-feira, 17 de novembro de 2009

Atividade do TP5 realizada pela professora Rosa


A atividade do avançando na Prática do TP5 foi realizada numa turma de nono ano da Escola Municipal José de Carvaho e Silva, aqui no município de Canguaretama. A professora cursista apresentou o assunto Estilo e fez várias perguntas aos alunos relacionadas a esse assunto.Após um delicioso debate; foi proposto aos alunos que eles montassem cartazes com os diferentes tipos de estilos e apresentassem para toda a turma. Segundo a professora, Rosa, o resultado foi bastante satisfatório e os alunos gostaram muito desse momento.

Professores cursistas socializando as experiências.

Relato do XII encontro


A nossa décima segunda reunião iniciou com a visualização e leitura de um slide intitulado: "Mude", de Pedro Bial, o qual foi mais que prazeroso para o nosso momento, como sempre, todos cursistas compartilharam algo sobre e slide apresentado.Em seguida trabalhamos as unidades 19 e 20 do Tp5, a qual abordou explendidamente os elementos coesivos e coesão textual.Demos seguimento aos trabalhos socializando as opiniões sobre os estudos realizados sobre essas unidades durante a semana. Todos os professores falaram e mostraram o resultado dos seus estudos, socializando assim, seus conhecimentos e opiniões sobre os assuntos. Após esse momento, proveitei e exibi uma charge e aproveitamos para nos discontrairmos um pouco, encaminhei a atividade para casa: Avançando na Prática do Tp5 .Finalizamos o encontro com a avaliação do mesmo e o lanche.

RALATO DO XI ENCONTRO


O nosso décimo primeiro encontro ocorreu dia 29 de outubro. Iniciamos com um belíssimo texto de Paulo Freire, intitulado "A canoa". Em seguida todos fizeram algum comentário acerca do mesmo e demos sequência com o estudo da unidade 18 do TP5, a qual aborda conteudos muito significativos, como a Coerência textual,e para enriquecer ainda mais esse nosso encontro aproveitei o momento e exibi os slides "Ri melhor quem rir na escola" , o qual mostra como utilizar textos humorísticos em sala de aula, como também a relação de coerência dentro desse tipo de texto. Em seguida iniciamos a oficina 09 do TP5 a qual foi preparada com muito.A mesma focalizou a construção da coerência texual e os aspectos linguíticos e sócio-comunicativos dentro do texto, todos os professore apresentaram o seu trabalho para o grupão e demos seguimento aos trabalhos com os relatos das experiências com o Avançando na Prática e quais os resultados obtidos com essas aplicações. Nossos professores cursistas têm se identificado bastante com estas atividades, pois as mesmas têm resignificado à prática desses doscentes.Entretanto sempre há algum que não a executa.Mesmo assim, o resultado da socialização é cada vez mais prazeroso para o grupo. finalizamos mais esse encontro com a avaliação do mesmo, o direcionamento para a leitura em casa das unidades 19 e 20 e com o lanche.