quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Registrando alguns momentos

VI ENCONTRO DO GESTAR II


O nosso quarto encontro estava previsto para o dia 05 de setembro. Entretanto, tivemos que remarcá-lo para o dia 12 de setembro, devido ao desfile cívico ocorrido no dia 05. Iniciamos o nosso IV encontro com apenas três professores cursistas dos seis que participam do programa. A falta de alguns deles é um problema que tento me desviar a cada encontro, sempre procuro saber o motivo dessas faltas.Segundo eles, a falta de uma ajuda de custo tem contribuído bastante para a falta deles nos encontros. Vale lembrar que muitos precisam se deslocar de municípios vizinhos para chegarem até o local dos encontros. Primeiramente ditribuí para cada um deles um texto de Pedro Bial, intitulado "MUDE", o qual nos deu muitas dicas de como mudar, mesmo começando devagar, o que precisa ser melhorado em cada um de nós. Foi muito bom esse momento de reflexão. Em seguida exibi os slides da unidade 13 do Tp4, o qual abordou o tema letramento, letramento e diversidadeconhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita.Estudamos e discutimos os assuntos citados. Posteriormente passamos para a atividade proposta. Percebi que essa metodologia dá mais harmonia ao conjunto de estratégias utilizado para os encontros programados.
Após os relatos, começamos os estudos com a leitura do texto ampliando nossas referências e todos expuseram seus pontos de vista e dúvidas mais importantes levando a um debate muito relevante.
através dos slides com os conteúdos em questão e da discussão na realização das atividades propostas no mesmo, este estudo oportunizou a cada um de nós uma visão mais detalhada acerca do letramento,os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano, como também o seu entrelaçamento com as práticas da cultura local. Surgiram muitas dúvidas e procuramos suprir boa parte dela, através de um estudo mais aprofundado e, abrimos um espaço para os comentários dos professores cursistas. A participação intensa de cada um do cursistas me fez perceber o interesse e o gosto pelo trabalho que o Programa Gestar II estar oportunizando a cada um deles poder desenvolver atividades criativas,ativas e proveitosas junto com seus alunos. Todavia, muitos desses professores cursistas relataram, tanto na avaliação do dia como em discussão no grupo, as inúmeras dificuldades e desafios que têm enfrentado quanto a realização de algumas atividades propostas pelos Tps, uma vez que falta, na maioria das escolas, o material de expediente básico para se trabalhar. Muitos alegaram que estão pagando pelas cópias dos textos e outros recursos necessários para a execução das atividades propostas. Apesar desse fator problema, eles relataram que não vão parar com a realização das mesmas, pois perceberam a motivação e interesse dos alunos em realizá-las e, esse fato já é muito válido para a superação desse desafio/problema.Após esse momento os professores trocaram conhecimentos e socializaram os resultados obtidos com seus alunos em sala de aula. Esse é um dos momentos mais prazerosos e satisfatórios do encontro, porque constato o quanto o Gestar II tem sido atrativo e significante, não apenas para os nossos alunos, mas também para cada um de nós que estamos aprendendo a rever e melhorar a nossa prática docente.Vivenciar cada etapa e, consequentemente cada progresso está sendo realmente satisfatório.Após esse momento, lembrei-os da data do próximo encontro dia 19 de setembro, no qual será realizada a oficina 7 do Tp4 e também passei o dever de casa. Pedi que eles escolhecem um dos Avançando na prática do Tp4 da unidade 13 em estudo. Para fecharmos mais esse encontro solicitei a todos os professores cursistas que fizessem uma avaliação do mesmo.

ImageChef.com Flower Text

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Avaliação do encontro


Avaliação realizada por uma das professoras cursistas